Título Original: Babettes gæstebud
Diretor: Gabriel Axel
Gênero: Drama
Nacionalidade:  Dinamarca
Ano de lançamento: 1987
Atores principais: Stéphane Audran, Harsant
Asta Esper Andersen, Birgitte Federspiel, Bodil Kjer
Avaliação:  


Sinopse: “Na desolada costa da Dinamarca vivem Martina e Philippa, as belas filhas de um devoto pastor protestante que prega a salvação através da renúncia. As irmãs sacrificam suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações, e mesmo muitos anos depois da morte do pai, elas mantém vivos seus ensinamentos entre os habitantes da cidade. Mas com a chegada de Babette, uma misteriosa refugiada da guerra civil na França, a vida para as irmãs e seu pequeno povoado começa a mudar. Logo Babette as convence a tentar algo realmente ousado - um banquete francês! Sua festa, é claro, escandaliza os mais velhos do lugar. Quem é esta surpreendentemente talentosa Babette, que tem apavorado os moradores desta devota cidade com a perspectiva deles perderem suas almas por deleitarem-se com prazeres terrenos? ”

O filme conta a história de duas irmãs que, que quando jovens, viviam com o pai que era um rigoroso pastor luterano, de um pequeno vilarejo. As irmãs eram belas e os rapazes ficavam muito interessados nelas.
 Em uma noite, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio: Babette foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família, ela fica trabalhando para as irmãs sem pedir nada em troca além de abrigo.
Babette fica trabalhando para as irmãs por quatorze anos, e um dia quando ela ainda estava trabalhando na casa, recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor.
Seu jantar foi motivo de preconceito por parte das irmãs e da comunidade pois ninguém conhecia o tipo de ingredientes que ela queria preparar, e ficaram receosos quanto á comida que iriam provar. Porém seu banquete impressionou os convidados, e principalmente um tenente que estava de visita ao vilarejo ficou impressionado com o jantar, Babette foi muito elogiada por todos.
Mesmo que o filme dê um pouco de sono no ínicio, vale a pena continuar vendo. Achei o filme instigante e reflexivo... A fotografia um pouco escura contribuiu para enaltecer a narrativa como um todo... Prazer, pecado, graça, desapego são temas muito bem trabalhado. Um filme clássico, para se assistir mais de uma vez. São vários os ensinamentos, recomendo!

2 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...